quinta-feira, março 11, 2010

Namoro - Parte 2


É tudo a mesma coisa! Mesmo que as pessoas insistam em dizer que são denominações distintas.
Isso porque as pessoas têm pavor da palavra “namoro”. E têm medo porque não sabem seu real significado.
Então, vamos lá:

Namorar

No dicionário, namorar significa:
1. Esforçar-se para conseguir o amor de; cortejar, galantear: “…foge às pastoras que o namoram, para estar só com o seu cuidado” (Afrânio Peixoto).
2. Atrair, cativar, inspirar amor a, seduzir: “…namora-o a natureza, o amor, a humanidade” (Latino Coelho).
3. Andar em galanteios: Passa o tempo a namorar.
4. Tornar-se enamorado; afeiçoar-se, apaixonar-se: Foi numa festa que o moço se namorou da colega.
5. Agradar-se, ficar encantado: Namorei-me da formosa cidade.
6. Desejar possuir; cobiçar: “Ele namorava a minha riqueza” (Camilo Castelo Branco, Laudelino Freire).
7. Fitar (alguma coisa) com afeto e insistência: Parava diante das vitrinas, namorando-lhes o conteúdo.
8. Empregar todos os esforços para obter: Namoram os postos governamentais esses candidatos. Namorar as paredes: galantear, cortejar em vão. Namorar-se de si: mirar-se complacentemente; mostrar-se vaidoso das próprias qualidades. (Michaelis)
Você leu a palavra “compromisso” nessa definição? Não? Nem eu.
Aí está o ponto onde quero chegar: namoro não é casamento! Namoro não é noivado! Você namora alguém que está saindo porque “galanteia” essa pessoa, porque está “cortejando” essa pessoa…
O namoro serve exatamente para conhecermos a pessoa com quem estamos “ficando” (ou estamos “de rolo”), para supormos, com a convivência, se o relacionamento pode dar certo ou não. Aí sim, se der certo, ficamos noivos e, se o amor aumentar, nos casamos. E só então temos um compromisso de verdade: um compromisso perante à lei e (aos que crêem) a Deus.
Antigamente, os homens namoravam as mulheres com quem gostariam de firmar compromisso. Diferente de hoje, que só se namora já com algum compromisso. Se namorar significa apenas não trair a pessoa com quem se está de rolo, não acredito que deva-se trair no caso de “estar ficando”. Se você está saindo com alguém, é porque gosta não é? Se gosta, não pensa em outras pessoas. E, se não pensa em outras pessoas, vai sair com elas pra quê?
Se você gosta da pessoa com quem está saindo e este sentimento é recíproco, por que vocês “estão ficando” ao invés de namorar?
Se você está “ficando” com alguém e sai com essa pessoa todos os finais de semana, há meses, mantém uma relação sexual e afetiva com essa pessoa, troca presentes e até divide pequenas despesas, por que não está namorando? Veja bem, você até já foi além do real significado da palavra “namoro” (definida acima), não é verdade? Afinal, quem está namorando, está apenas almejando.
As pessoas acham que namorar é assumir um compromisso sério, é ser fiel (apesar de que sou fiel a quem estou “ficando”, porque sou fiel aos meus anseios e desejos), é não olhar para o lado, é ficar preso e “acorrentado”, é não ter mais vida… Gente! Acorda! Namorar é o começo de tudo… namorar é o princípio de qualquer relação.
Namorar, na minha opinião, é estar com quem se gosta para conhecê-lo e aprender a amá-lo. Se der certo a gente vê o que faz… Sou a favor das maneiras clássicas de vida e relacionamento (mesmo me considerando uma mulher moderna).
Sim… Eu sigo os ensinamentos dos meus avós. E por que não os seguiria? Nossa geração está distorcendo tudo. Me dá até medo. Daqui a pouco paquerar será um grande compromisso e ninguém mais vai querer nem “estar de rolo…

Nenhum comentário:

Postar um comentário